-
Arquitetos: Nitsche Arquitetos
- Área: 460 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:André Scarpa
-
Fabricantes: Casa Franceza, Wallbond System, reka iluminacao
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da reforma da Casa no Jardim das Bandeiras foi desenvolvido a partir da readaptação de uma casa construída na década de 1960, de autoria desconhecida. Com 460m² divididos em três pavimentos a antiga casa já havia passado por uma reforma alguns anos antes e a equipe Nitsche seria a segunda a intervir no imóvel. A casa está implantada em um terreno em declive e a sua entrada está localizada no pavimento intermediário. A área de lazer com piscina e jardim está na cota mais baixa, e a área íntima está localizada no último pavimento, com três dormitórios.
O foco do projeto foi potencializar as virtudes da construção original, em que a volumetria básica, a relação com o entorno e a estrutura foram mantidas. A prioridade da reforma foi deixar os ambientes mais amplos, integrados e iluminados. Para tanto algumas paredes foram removidas tanto nas fachadas quanto internamente.
A utilização de novos materiais e o desenho de mobiliário personalizado conferem a casa maior originalidade. Foram pensados bancadas, estantes e aparadores em concreto, metal e madeira, fazendo um contraponto com a materialidade e geometria da antiga construção. Além disso, os projetos de paisagismo e iluminação ajudam a ressignificar as áreas verdes e os espaços comuns da casa.
Por mais que apresentem desafios ligados à execução e a imprecisão no levantamento, os projetos de reforma atendem à demanda do cliente e evitam criar impacto ao entorno. Para tanto, foram criados reforços estruturais para adaptar a casa às novas aberturas e aos novos vãos. O resultado é uma casa versátil em um bairro tranquilo, que ganha traços de modernidade e personalidade para os novos moradores.